Cromatografia em Papel – 9º ano

Os alunos do 9°ano do ensino fundamental tiveram a oportunidade de ver na prática como ocorre a separação de diversas tintas de canetinhas hidrocor através da técnica de separação de misturas chamada de cromatografia, sendo que a cromatografia é um método físico-químico de separação de sólidos dissolvidos em uma solução por meio da migração diferencial de seus componentes em duas fases (fase móvel, água e/ou álcool e fase estacionária, o papel filtro).

Esta técnica é utilizada para determinar o número de componentes de uma mistura, bem como identificar quais são estas substâncias.

Ao final do experimento os alunos puderam observar a “explosão” de cada uma das tintas sendo separadas em diversos pigmentos diferentes. Além da técnica de cromatografia, os alunos também puderam observar como ocorre a técnica de destilação.

A turma foi acompanhada pela professora de química, Samantha e pela professora responsável pelo laboratório, Ana Paula.”