_dsc4199

          O Colégio Concórdia de Porto Alegre possui uma tradição centenária no bairro Navegantes, também conhecido como 4º Distrito. No ano de 2017, a instituição completa 115 anos de atividades educacionais ininterruptas.

        Fundado em 1902, atualmente é mantido pela Cooperativa de Trabalho Educacional Coopeeb Ltda, uma cooperativa educacional formada por professores e técnicos.

          O colégio busca, de forma permanente, a excelência na sua missão, formando cidadãos críticos, com conhecimento e conteúdo.

          Numa de suas viagens missionárias, o pastor luterano Carl Wilhelm Gustav Mahler, da Igreja Evangélica Luterana Sínodo Missouri, vindo dos Estados Unidos, passou por Porto Alegre. Tendo perdido o navio para Pelotas, teve de hospedar-se num hotel onde soube de um garçom que, no bairro Navegantes, residiam famílias luteranas sem atendimento espiritual. Aproveitando a oportunidade, foi visitá-las. Pediram-lhe, então, que fundasse uma congregação e abrisse uma Escola paroquial. Atualmente conhecido como Colégio Concórdia, a então Escola Paroquial iniciou suas atividades em setembro de 1902, com dez alunos numa antiga fundição na Rua Voluntários da Pátria, esquina com a avenida Brasil.

          Alguns meses depois foi fundada a Comunidade Evangélica Luterana Cristo de Porto Alegre, que passou a ser a mantenedora do Colégio. Os fundadores da Comunidade demonstraram sua intenção para com a valorização da educação cristã, sob o lema, “Verbum dei Manet in Aeternum” (A Palavra de Deus permanece eternamente).

        Atualmente, o Colégio Concórdia é mantido pela Cooperativa Educacional de Ensino Básico COOPEEB LTDA, fundada em maio de 2000, que é integrada por professores e técnicos em educação.

Baixe a história do Colégio

(Clique aqui)

igreja_1907