_dsc4199

          O Colégio Concórdia de Porto Alegre, possui uma tradição centenária no bairro Navegantes, também conhecido como 4º Distrito. No ano de 2017 completa 115 anos de atividades educacionais ininterruptas.

Fundado em 1902, atualmente é mantido pela Cooperativa de Trabalho Educacional Coopeeb Ltda, uma cooperativa educacional formada por professores e técnicos.

          O colégio busca, de forma permanente, a excelência na sua missão formando cidadãos críticos, com conhecimento e conteúdo.

          Numa de suas viagens missionárias o pastor luterano Carl Wilhelm Gustav Mahler, da Igreja Evangélica Luterana Sínodo Missouri, vindo dos Estados Unidos, passou por Porto Alegre. Tendo perdido o navio para Pelotas, teve que hospedar-se num hotel onde soube de um garçom que no bairro Navegantes residiam famílias luteranas sem atendimento espiritual. Aproveitando a oportunidade foi visitá-las. Pediram-lhe, então, que fundasse uma congregação e abrisse uma Escola paroquial. Atualmente conhecido como Colégio Concórdia, a então Escola Paroquial, iniciou suas atividades, em setembro de 1902, com dez alunos numa antiga fundição na Rua Voluntários da Pátria, esquina com a avenida Brasil.

          Alguns meses depois foi fundada a Comunidade Evangélica Luterana Cristo de Porto Alegre que passou a ser a mantenedora do Colégio. Os fundadores da Comunidade demonstraram sua intenção para com a valorização da educação cristã, sob o lema, “Verbum dei Manet in Aeternum” (A Palavra de Deus permanece eternamente).

        Atualmente, o Colégio Concórdia é mantido pela Cooperativa Educacional de Ensino Básico COOPEEB LTDA, cuja fundação se deu em maio de 2000, que é integrada por professores e técnicos em educação.

Baixe a história do Colégio

(Clique aqui)

igreja_1907