ORIENTAÇÃO DISCIPLINAR

Coordenação de Turmas (CT)

ObjetivoO Serviço de Orientação Disciplinar (SOD) tem, como objetivo princípal, o desenvolvimento comportamental e disciplinar dos alunos do Colégio Concórdia, dando suporte e apoio para a excelência no desenvolvimento das atividades pedagógicas.

AtuaçãoO Serviço de Orientação Disciplinar (SOD) é área essencial de apoio ao Serviço de Orientação Educacional. A este encaminhando os alunos, quando necessário. Atua, também, no auxílio aos professores, provendo suporte ao educador em atividades pedagógicas e disciplinares de sala de aula.

Equipe
O SOD é composto pela equipe de Coordenação de Turmas (CT), onde atuam dois profissionais da área de educação.

Turno manhã: Educador Marcelo Blum
Turno tarde: Educadora Marta Cuber

Interface com público
Os pais e/ou responsáveis que necessitem de informações relativas aos estudantes, podem entrar em contato com os profissionais deste setor sempre que assim o desejarem. O SOD também faz todos os registros de alterações informadas pelos professores, referentes aos alunos, cujo acesso pode ser obtido no site da Escola.

Agendamentos para o SOE, professores e com pais de alunos são realizados, no turno da manhã, pela Profª  e, no período da tarde, pela Profª

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

SOE – Serviço de Orientação Educacional

O papel da Orientação Educacional é criar um clima de confiança baseado na ética e no diálogo autêntico, promovendo uma ação integradora entre direção, setores, professores, alunos, colaboradores e famílias visando o sucesso escolar do aluno.

Objetivos

Acompanhar e auxiliar o aluno no seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e comportamental trabalhando de forma preventiva e pró-ativa. Também auxilia no desenvolvimento das suas habilidades e competências ligadas a um objetivo de vida;

Proporcionar condições ao exercício da cidadania para que se torne um ser humano inserido na sociedade, atualizado e com senso crítico em várias áreas do conhecimento, possibilitando uma maior participação social e transformação da sociedade;

Oportunizar ao aluno, informações sobre cursos, profissões, estágios, universidades, etc. Bem como, propiciar discussões sobre trabalho e conjuntura social auxiliando-o na sua decisão profissional;

Auxiliar o aluno a confrontar-se consigo mesmo, com suas habilidades, seus valores, suas expectativas de vida pessoal, profissional e política;

Promover projetos, palestras, visitas e campanhas assistenciais junto a comunidade;

Oferecer atendimento e dar informações na área pedagógica, no sentido de auxiliar o aluno em suas dificuldades no precesso de ensino e aprendizado.

Alguns projetos desenvolvidos pelo SOE:

• ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
  • HÁBITOS SAUDAVEIS DE ESTUDOS
  • AÇÕES SOLIDÁRIAS
  • PROGRAMA VIDA SAUDÁVEL

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Ensinando a aprender

O Colégio Concórdia, sendo uma escola que visa a construção do conhecimento, leva em consideração o aluno como um todo, como um ser integrante da sociedade onde deve atuar de maneira autônoma, crítica, criativa e participativa. Oferece uma educação progressista crítico social dos conteúdos na preparação do aluno para o mundo adulto, proporcionando-lhe instrumentos e conteúdos para que sua participação e influência transformadora seja reflexiva, ativa e organizada rumo à democratização da sociedade.

Proposta pedagógica

Nosso fazer pedagógico está diretamente voltado à formação integral do aluno.

Os conteúdos abordados nos diferentes anos e disciplinas devem  servir para divulgar os conhecimentos mais relevantes acumulados historicamente pela humanidade, mas, devem, em primeiro plano, servir de instrumento para o desenvolvimento das competências necessárias ao pleno crescimento do educando.

Objetivo específico da Educação Infantil

Oportunizar ao educando experiências que favoreçam o desenvolvimento das áreas afetiva, perceptiva, da linguagem e do pensamento, bem como da área motora e do esquema corporal, sem descuidar dos princípios da ética, da identidade.

Objetivo específico do Ensino Fundamental

Oportunizar ao educando situações que favoreçam o pleno desenvolvimento de uma consciência crítica, com vistas à construção de uma cidadania consciente, compreendendo o pleno funcionamento do ambiente natural e social, do sistema político, das tecnologias, das artes, dos códigos de linguagem e dos valores.

Objetivo específico do Ensino Médio

Oportunizar ao educando situações de aprendizagem que favoreçam as interações e inter-relações com os mais variados grupos sociais, étnicos e culturais, valorizando seus códigos de linguagem, seus hábitos e costumes, preparando o aluno para sobrepor-se aos interesses imediatos, atravessando qualitativamente a multiplicidade, complexidade e estratificação da sociedade.