A Gincana de Integração 2018 do Colégio Concórdia aconteceu entre os dias 05 e 07 de abril e neste ano teve o tema “Copa Mundial das Culturas“, uma referência à Copa do Mundo de Futebol, que acontece em 2018. Além disso, a palavra “Cultura” aparece com o objetivo de propor a reflexão sobre assuntos como a diversidade cultural, o livre trânsito entre as nações e o acolhimento aos imigrantes que chegam ao Brasil.

O evento integrou os estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, que desde o início de março já estavam articulados em seus grupos desenvolvendo tarefas anteriores às datas da Gincana: a tarefa solidária e a entrevista com um imigrante. Com a Tarefa Solidária, foram arrecadadas 45 cestas básicas, entregues na sexta-feira (06/04) aos imigrantes que são atendidos semanalmente na Paróquia Nossa Sra. de Pompeia, no centro de Porto Alegre.

Já na tarefa da entrevista, as equipes entrevistaram um imigrante que chegou ao Brasil depois do ano 2000, nascido em um dos países que disputarão a Copa do Mundo 2018. Na conversa, eles puderam conhecer um pouco mais das impressões dos imigrantes sobre a vida no Brasil e sobre a trajetória de cada um.

Diversas atividades esportivas, artísticas e culturais foram propostas durante o evento e os estudantes puderam aprender e consolidar os laços entre si e com os professores. No final da manhã de sábado, as equipes foram informadas da Classificação final da Gincana. Confira abaixo:

1º lugar – Grupo Bélgica (2º Ano)
2º lugar – Grupo Nigéria (9º Ano B)
3º lugar – Grupo Egito (6º Ano A e B)
4º lugar – Grupo Portugal (9º Ano A)
5º lugar – Grupo Irã (1º Ano A)
6º lugar – Grupo Espanha (7º Ano A)
7º lugar – Grupo Japão (8º Ano A)
8º lugar – Grupo Islândia (8º Ano B)
9º lugar – Grupo Uruguai (7º Ano B)