Projeto “Viver num mundo em conflito” promove conversa com imigrantes

Na manhã de segunda-feira, 03/09, Jacquenel Evariste e Prismor Joseph, imigrantes haitianos que moram em Porto Alegre, estiveram no Colégio Concórdia para conversar com as alunas e os alunos das turmas do 8º ano. O encontro fez parte do projeto “Viver num mundo em conflito”, inserido na disciplina de Literatura, no qual os estudantes são convidados a conhecer culturas que à primeira vista parecem muito distantes da nossa, mas que a ficção tem o poder de aproximar.

Na conversa, Jacquenel e Prismor falaram sobre os sonhos que os motivaram a imigrar para o Brasil, a acolhida que receberam em nosso país, a saudade que sentem dos familiares que deixaram no Haiti e também sobre a visão que eles têm hoje do povo brasileiro.

Explicaram, ainda, a diferença entre imigrantes e refugiados, pauta essencial para compreender conflitos contemporâneos de todo o mundo, além de exporem algumas dificuldades que enfrentam para fazer valer direitos do imigrante que são reconhecidos internacionalmente, como a garantia de trabalho, segurança, saúde e bem-estar.

Os visitantes estiveram acompanhados do padre Gustot, sacerdote da Igreja Católica, instituição que desenvolve um trabalho de acolhida e orientação com os imigrantes.

You may also like